Fair Trade / Comércio Justo II


Comércio Justo é uma parceria comercial que procura contribuir para um desenvolvimento sustentável, assente numa maior justiça e igualdade nas trocas comerciais internacionais e que visa, sobretudo, a defesa dos interesses dos produtores e trabalhadores dos países em vias de desenvolvimento.


Google source

São múltiplos os benefícios contemplados pela realização de um Comércio Justo:
*O pagamento de salários mais justos aos trabalhadores, de acordo com o salário médio praticado na região e pagando preços justos aos produtores, de forma a assegurar a cobertura de todos os seus custos;
*Envolvendo os produtores nos processos de decisão e de controle da qualidade dos seus produtos;
*Envolvendo os produtores em projectos comunitários, tais como a promoção de cuidados de saúde e abastecimento de água;
*Construindo relações comerciais duradoras;
*Promovendo a igualdade entre homens e mulheres, tanto ao nível de salários como de condições de trabalho;
*Procurando prevenir a exploração do trabalho infantil;
*Promovendo e protegendo os "direitos humanos";
*Sensibilizando os consumidores, através de campanhas que realcem os elevados custos que as sociedades em vias de desenvolvimento pagam com a prática do comércio injusto e apelando a mudanças, não só de regras como, também, de atitudes.
O Comércio Justo, ao ajudar produtores e trabalhadores a providenciar a sua própria subsistência, contribui para a prevenção da condição de Pobreza a que, de outra forma, estariam condenados. Através da difusão desta prática providenciam alimentos, habitação, educação e cuidados de saúde às suas famílias. 

Num mundo cada vez mais dominado pelo culto da imagem e das aparências e em sociedades que, tudo leva a crer, estão cada vez mais alienadas e afastadas de actos tão simples como o de pensar, questionar, reflectir, procurar a essência das pessoas e das coisas, por vezes surge uma necessidade enorme de procurar dar a conhecer e/ou recordar que, para alimentar a ganância de uns poucos e dar satisfação à superficialidade de tantos, muitos outros, milhões de adultos e crianças são impedidos de aceder a direitos tão básicos como a educação, a saúde e todos os outros que nos limitamos a papaguear, sobrevivendo em condições de vida miseráveis, muito abaixo do limiar da pobreza e privados da dignidade que lhes deveria assistir. 😢😣

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The TRUTH About Ngozi Fulani: Meghan Markle's ...", uma perspectiva a considerar

  Uma análise de conteúdo inteligente, clara e desmistificadora do que pode ter acontecido e, provavelmente, aconteceu.