Saint-Exupéry, Relações de proximidade




«...Foi então que apareceu a raposa ...
- Anda brincar comigo ... Estou tão triste...
- Não posso brincar contigo ... Não tenho intimidade contigo...
- Que significa "ter intimidade" ? ...
- É uma coisa demasiado esquecida ...Significa "ter relações de proximidade".
- Ter relações de proximidade ?
- Sim ... Para mim, tu não passas de um rapazito semelhante a cem mil outros rapazitos. Não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Para ti eu sou uma raposa semelhante a cem mil raposas. Mas se tiveres intimidade comigo, precisaremos um do outro. Tu serás, para mim, único no mundo. E eu serei, para ti, única no mundo...
(...)A minha vida é monótona ... Por isso, aborreço-me um pouco. Mas se tiveres intimidade comigo, a minha vida encher-se-á de sol. Passarei a distinguir um ruído de passos diferentes de todos os outros. Os outros passos fazem-me esconder debaixo da terra. Os teus, como uma melodia, convidar-me-ão a sair da toca.(...)
A raposa calou-se e deteve-se a olhar para o principezinho durante muito tempo.
- Faz favor... tem intimidade comigo - pediu.
- Com muito gosto ... mas tenho pouco tempo. Preciso de ir à descoberta de amigos e de adquirir muitos conhecimentos.
- Só se conhece aquilo com que se tem intimidade ... Os homens deixaram de ter tempo para conhecer seja o que for. Compram coisas feitas aos vendedores. E como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se quiseres ter um, tem intimidade comigo!
- Que hei-de fazer? - perguntou o principezinho.
- Precisas de ser muito perseverante(...). Ao princípio, sentas-te ali na erva, um pouco longe de mim. Espreitar-te-ei pelo canto do olho e tu nada dirás. A linguagem é fonte de mal-entendidos. Depois, dia a dia, vens sentar-te um bocadinho mais perto...
O principezinho voltou no dia seguinte.(...).»

"O Principezinho", Lisboa, Publ. Europa - América
Ilustr. "Le petit Prince", A. Saint-Exupéry

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The TRUTH About Ngozi Fulani: Meghan Markle's ...", uma perspectiva a considerar

  Uma análise de conteúdo inteligente, clara e desmistificadora do que pode ter acontecido e, provavelmente, aconteceu.